Consultas

Skip links

Dezembro acabou, mas a proteção é de Janeiro a Janeiro! #verãolaranja

Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2014, Dezembro é marcado pela campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de pele. Contudo, o mês acabou, o ano virou e os cuidados com a pele devem ser diários, especialmente no que se diz respeito à proteção solar.

A radiação ultravioleta provoca uma série de danos à pele: os benignos, como envelhecimento precoce, perda da elasticidade, rugas, manchas, diminuição de colágeno, e os malignos, relacionados ao câncer de pele.
Estudos mostram que 70% ou mais da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia e, somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer. Por isso, especialmente durante o Verão, os cuidados precisam ser redobrados, seguindo as seguintes recomendações:

🔸 Redução da exposição desprotegida ou exagerada ao sol: o horário a ser evitado vai das 9h às 15h.
🔸 O filtro solar deve ter fator de proteção superior a 30.
🔸 Para as pessoas de pele mais clara, o ideal é usar protetor com fator igual ou superior a 50 , além de óculos e chapéu.

Vale ressaltar que, muito além da campanha Dezembro Laranja, essas são medidas fotoprotetoras básicas que precisam ser praticadas durante o ano, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho.

Return to top of page